domingo, 14 de outubro de 2012

MUSCULAÇÃO E A SAÚDE DA COLUNA VERTEBRAL

Dor nas costas é algo comum na maioria das pessoas. Muita gente sente, porém, nem sempre essa dor é reflexo de "doença/patologia". O enfraquecimento muscular, por exemplo, causa instabilidade articular, portanto, pode ser causador de muitos desconfortos.
 
Podemos começar esclarecendo alguns nomes que causam confusão na cabeça de muitas pessoas.
 

Lombalgia: Dor na região lombar da coluna.

É sinônimo de doença? Pode ser que sim, pode ser que não. O simples fato da musculatura desta região estar fraca é suficiente para que você sinta dor. Mas, é possível também que exista uma protusão discal (estágio anterior à hérnia) ou uma hérnia discal. A hérnia acontece quando o disco intervertebral é comprimido (amassado) pelas vértebras, podendo comprimir terminações nervosas, gerando dores e desconfortos. Com exames de imagem (ressonância ou tomografia) é possível detectar estas patologias.
 
 
Neste caso, é perigoso pegar peso? Depende do peso e depende de como e pessoa vai pegar. Não podemos negar que sempre será perigoso pegar mais peso do que você está preparado. Pegar do chão algo pesado pode ser perigoso para qualquer um, desde que esta pessoa esteja mal posicionada e que o peso seja excessivo (carga acima do que a pessoa e sua musculatura está preparada a suportar). Agora, se esta pessoa estiver com a musculatura fortalecida, estiver bem posicionada e se o peso estiver adequado a sua quantidade de força, pegar peso NÃO será perigoso!
 
 
Então, quem tem hérnia de disco ou qualquer outra doença/desconforto na coluna, pode fazer musculação? Deve! Somente com o fortalecimento muscular (seguro e eficiente) a coluna voltará a ter estabilidade articular e, com isso, redução ou sumiço da dor! Músculo forte estabiliza e protege as articulações (todas as articulações, inclusive as da coluna vertebral).
 
 
Muitas vezes observamos na academia pessoas se queixando de dores nas costas. Quando perguntamos a causa, muitos relatam: "é porque eu tenho lordose..." ou "é porque eu tenho cifose". Vamos entender estes nomes.


Nossa coluna possui curvas normais, naturais (se olharmos a pessoa de lado) e estas curvas recebem os nomes de lordoses e cifoses. A região lombar e a região cervical são as duas lordoses que temos na coluna. A região torácica e a região sacral são as duas cifoses. Portanto, todo mundo tem lordose e todo mundo tem cifose. O que algumas pessoas têm e outras não é a hiper lordose (bumbum arrebitado, considerando região lombar) ou a hiper cifose (corcunda, considerando região torácica), ou seja, um aumento nas curvas fisiológicas (que pode ser causador de dores, principalmente se somado ao enfraquecimento muscular da região).
 

 
 
Na presença deste aumento da curvatura, treinar musculação vai corrigir? A musculação vai fazer com que este aumento seja reduzido? Não! Mas vai estabilizar e proteger a região, reduzindo a dor e, talvez, eliminando a mesma!

  
E a escoliose? Lembra que comentamos que, olhando uma pessoa de lado, é normal ter curvas (cifoses e lordoses)? Pois bem. Olhando esta mesma pessoa de frente (ou de costas) não. Olhando por estes pontos a coluna deve ser "reta", sem alterações. Chamamos de escoliose o desvio lateral, e é possível identificar, por exemplo, quando a pessoa possui um ombro mais alto que o outro.

 
Da  mesma forma que a pessoa "nasceu" com o desvio (ou com a propensão a desenvolvê-lo) o exercício não vai corrigi-lo! Nenhum exercício produz este desvio assim como nenhum exercício corrige este desvio. Mais uma vez, a vantagem de se realizar exercícios com peso é o fortalecimento muscular para melhorar a estabilidade articular. Dessa forma, podemos esperar a redução de dores ou desconfortos e, talvez (dependendo do grau) o sumiço da dor!

Todo exercício físico pode ajudar no tratamento de "dores nas costas". Mas, sem sombra de dúvidas, a musculação é a opção mais eficiente e mais segura de se tratar estas dores.

Para qualquer problema de saúde, o ideal será que, cada pessoa seja tratadas por uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista...). 
 
Bom treino :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário